adsense

SUPLEMENTOS - Parte I: O que são?


 Suplementos alimentares são compostos destinados a complementar a dieta e fornecer nutrientes que estão em falta no organismo ou que não são conseguidos através da alimentação convencional.
Podem ser vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos, aminoácidos, e são encontrados em diversas formas: cápsulas, pós, shakes, gel...

Por definição, "suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente, ou quando a dieta requer suplementação" (Resolução CFN n° 380/2005).

Os suplementos podem ser usados apenas como uma fonte extra de nutrientes que estão em falta no organismo, como dito acima, ou também como recurso ergogênico, ou seja, de forma a auxiliar a performance em exercícios de força, resistência ou para perda de peso.

O uso de suplementos vem crescendo no mercado, onde milahres de pessoas buscam esse tipo de produto em busca de saúde, rendimento ou beleza estética.

É importante lembrar que os suplementos, apesar de serem ótimas ferramentas alimentares que podem trazer muitos benefícios, não são necessários à todas as pessoas, muitas vezes uma correção da alimentação já é mais do que o suficiente para atingir os resultados esperados, por isso eles não devem ser consumidos como modismo, apenas quando há prescrição do médico ou nutricionista.


Próxima postagem:
SUPLEMENTOS - Parte II: Energéticos.

Imagem: Atsawintarangkul / FreeDigitalPhotos.net
Escrito por Laís Simino
Nutricionista - CRN3 32722/p

Um comentário :

Isamara disse...

eu tomo suplemento pq simplesmente tenho preguiça de comer...então pulo refeições sempre e acaba ficando faltando nutrientes...deveria existir ração pra gente como tem para cães e gatos...vem pronto é só comer...cozinhar é um saco...

Postar um comentário