adsense

SUPLEMENTOS - Parte II: Energéticos

Os repositores energéticos são formulados com nutrientes que permitam ou manutenção do nível apropriado de energia, utilizados, na grande maioria das vezes, por atletas ou praticantes de atividade física longa e/ou intensa. Pode ser benéfico também na terapia nutricional de pessoas com doenças mais graves, que ficam com o estado nutricional debilitado e, muitas vezes, precisam de uma "ajudazinha" dos suplementos para tratar ou evitar a desnutrição.
Mas aqui, vamos focar em atividade física....


Alguns exemplos de suplementos energéticos:

Carboidratos Complexos, como a Maltodextrina, é rapidamente absorvido pelo organismo. Usados tanto para atividades de longa duração quanto para otimizar o ganho de massa muscular.


Hipercalóricos, como a Dextrose, também ajuda na performance de atividades de longa duração e também na otimização nos treinos de ganho de massa muscular.


Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM), que, diferente dos outros exemplos, não tem quantidade significativa de carboidratos na sua composição, é composto por "gorduras". Sua indicação seria para melhora no rendimento em exercícios de longa duração, porém sua utilização e eficácia ainda é controversa.


LEMBRANDO que suplementos não devem ser consumidos indiscriminadamente e sem prescrição adequada, as necessidades nutricionais podem ser supridas apenas através da alimentação com uma dieta adequada para o estilo de vida de cada um, inclusive de praticantes de atividade física.


Imagem: Paul Gooddy / FreeDigitalPhotos.net
Escrito por Laís Simino
Nutricionista - CRN3 32722/p

Um comentário :

Postar um comentário