Em determinado momento, a médica que estava presente foi questionada se o macarrão instantâneo, o famoso miojo, era um bom alimento para crianças de 1 ano de idade, e a resposta da médica foi mais ou menos assim: "Sim, até nós adultos adoramos, o macarrão instantâneo é uma refeição prática, ótima pra quem não sabe ou não tem tempo de cozinhar e, se colocarmos queijo ralado por cima, é bom para a alimentação das crianças sim."
Que o macarrão instantâneo é prático, ninguém pode negar né? Mas será que realmente é adequado para alimentação das crianças?
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) fez uma pesquisa com 10 marcas de macarrão instantâneo e constatou que as quantidades de sódio e gordura desses produtos estão acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras diretrizes médicas.
Para que o miojo tenha essa consistência e cozinhe rápido (em apenas 3 minutos), ele passa por um processo de fritura ao ser feito e, de acordo com a coordenadora da empresa que realizou a pesquisa, alguns produtos têm cerca de cinco vezes mais gordura do que o macarrão tradicional, além de algumas marcas apresentarem também o dobro da quantidade de sódio que um adulto saudável deveria ingerir durante um dia todo.
Todo mundo já sabe que alta ingestão de sódio e gordura pode trazer sérios riscos a saúde, como hipertensão, alteração nos níveis de colesterol e suas consequências, como problemas cardiovasculares.
E aí? Será que o macarrão instantâneo é mesmo um bom alimento para crianças de 1 ano, como foi informado na TV?
Palavras de um cardiologista:
Nutricionistas não recomendam o consumo do macarrão instantâneo nem por crianças, nem por adultos. E, como citado acima, não adianta também usar só o macarrão com outro tempero, descartando o temperinho que vem junto na embalagem, pois o prórprio macarrão é feito através de um processo de fritura (como mostra o fluxograma abaixo) e tem bastante gordura.
![]() |
Imagem retirada do blog da Nutricionista Lilianne Medeiros (link no fim do post) |
Isso tudo, sem contar que o macarrão instantâneo possui na sua composição um realçador de sabor chamado glutamato monossódico, que é um aditivo alimentar que vem sendo muito estudado, mas seus efeitos estão sendo comparados com o álcool, nicotina e outras drogas.
Confira as quantidades de gordura e sódio de outros alimentos, nessa imagem retirada do site Folha.com
![]() |
Clique na Imagem para Ampliar |
A médica que falou no programa de TV citado acima que o macarrão instantâneo é uma boa refeição para crianças de 1 ano também foi questionada se poderia ser acrescentado ketchup nessa preparação, e mais uma vez a resposta dela foi afirmativa, pois, segundo ela, "fica colorido".
Veja abaixo uma tabela onde foi calculado o valor nutricional da preparação macarrão instantâneo + ketchup, que comprova que essa não é uma boa combinação e que praticidade não é sinônimo de qualidade.
![]() |
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR |
Como opção para a
Pode ser um pouco menos prático, mas a sua saúde (e de seus filhos) agradecerá no futuro.
Lembre-se: o ÚNICO profissional capacitado para falar de alimentação é o Nutricionista.
Nutricionista Ticiane Gonçalez Bovi - Especialista em Nutrição em Doenças Crônicas no Atendimento Ambulatorial pelo Hospital das Clínicas Da Unicamp. Uma das idealizadoras do portal Bistrô Saúde
Nutricionista Lilianne Medeiros, Pós-graduanda em Personal Dietitian (com ênfase em esporte e fitoterapia) e atualização em Nutrição Estética. Atua em Nutrição Clínica, Estética e Educação Nutricional no Rio de Janeiro. Blog Nutritivas Ideias
Um agradecimento também às Nutricionistas do Grupo "Nutricionistas" do Facebook e do grupo "Nutrição de Verdade", que contribuiram com informações e sugestões para que esse post ficasse bem completo.
Fonte: Terra Ciência
Imagem retirada do Google Imagens.
Escrito por Laís Simino
Nutricionista - CRN3 32722/p
12 comentários :
Ricas informações! Só para complementar, um vídeo da Nutricionista Nina Pombo mostrando que é possível preparar uma refeição mais saudável em pouco tempo também:
http://odiarioalimentar.blogspot.com/2011/05/desafio-dos-5-minutos-desbancando-o.html
Abraços, colegas!
@Lilianne Medeiros Muito bom o vídeo Lili... posta lá no grupo Nutrição de Verdade também! :)
Esse programa só da dor de cabeça!!!!
Lais e colaboradoras, Parabéns... Pelo post tão esclarecedor.
www.deboraalmeidanutri.com
Olá Lais, indiquei o texto no meu twitter @nutrinfantil! Parabéns, está bem completo!
Estou acompanhando sempre seu blog!
Beijos
@Karine Nunes Costa Durães Olá Karine. Muito obrigada! Também gosto muito do seu blog e acompanho sempre! Beijos :)
Texto super esclarecedor! Parabéns!
@Mariana Del Bosco Obrigada Mariana!!!
Pois é.. também assisti este programa.. não entendi nada.. e o pior foi a nutricionista que estava no programa concordar com a pediatra!!! Aliás.. pediatra falando de nutrição.. não dá né!
Muito bom seu post!
Ótima matéria, parabéns pelo blog Laís Simino e obrigado por ajudar a esclarecer ao povo de nosso país tão carente de educação alimentar, que a meu ver, deveria de ser matéria obrigatória no currículo escolar para poder ao menos saber se defender de certos venenos como Glutamato Monossódico e alimentos prejudiciais travestidos de opções saudáveis por promover alguns esportes e fazer propagandas falsas como as marcas dos principais refrigerantes, do Brasil e do mundo...
Parabéns pelo post! É realmente lamentável médicos recomendarem o consumo usual de alimentos ultra processados e pré fritos como esse. Adorei e compartilhei! Abraços.
Postar um comentário