adsense

Nutrição x TPM

A TPM (Tensão Pré Menstrual) é um conjunto de sintomas, físicos e mentais, que atingem quase todas as mulheres todos os meses, nos dias que antecedem a mesntruação.

Além da alteração drástica de humor, irritabilidade e sintomas de depressão que os homens tanto adoram (rs), geralmente a mulher também sente-se cansada, com os seios doloridos, dores abdominais (cólicas), dores de cabeça e compulsão por carboidratos (quase sempre doces).

A TPM pode ser dividida em 4 fases:

  • Ansiedade pré menstrual: que é caracterizada pela elevação dos estrogênios e baixa da progesterona no sangue, sendo os sintomas, ansiedade, irritabilidade, insônia e depressão.

  • Desejos alimentares pré menstruais: são caracterizadas por uma evidência de hipoglicemia reativa, sendo os sintomas, desejo de comer doces, aumento do apetite, cefaléia, palpitações e cansaço ou sensação de desfalecimento.

  • Depressão pré menstrual: é caracterizada pelo aumento dos níveis de progesterona mais tarde no ciclo menstrual e possível aumento dos hormônios masculinos (andrógenos). Os sintomas são depressão, esquecimento, confusão e letargia.

  • Retenção hídrica pré menstrual: caracterizada pela retenção de sódio e possivelmente elevação da aldosterona (hormônio que afeta a retenção de líquido). Os sintomas relacionados são ganho de peso acima de 1,4 kg, congestão de mamas, distensão abdominal e edema da face e extremidades.

Alguns alimentos são estudados para amenizar sintomas nesse período de TPM:


Vale lembrar que esses alimentos são apenas para amenizar os sintomas, e deve-se também manter uma alimentação equilibrada nesse período, evitando o consumo de alimentos ricos em gordura e sal e alimentos com alto teor de cafeína (café, chá preto e mate, refrigerantes a base de cola e guaraná.

Fonte: RG Nutri
Imagem: Getty Images 
Escrito por Laís Simino
Nutricionista - CRN3 32722/p 

Nenhum comentário :

Postar um comentário