adsense

Observando a qualidade nos restaurantes

Se alimentação não for de boa qualidade, ela pode te trazer sérios problemas, como intoxicações alimentares, e ai o que era prático vai sair mais caro e complicado, afinal, ninguém quer pagar por uma intoxicação alimentar.

Para isso é importante observar alguns aspectos quando for comer em restaurantes. Tem muita irregularidade em vários desses locais, mas se a população ficar consciente, observar e denunciar quando necessário, a qualidade das refeições servidas será cada vez melhor.

Pensando nisso, a Nutricionista Daiane Cunha, do blog Nutrição e Verdades, preparou algumas dicas de aspectos importantes a serem observados na hora da escolha do restaurante:

1- Eu imagino que você vai querer lavar as mãos antes de pegar o prato para se servir, certo? Então observe se o banheiro está localizado longe da onde é exposto o alimento.

Os banheiros não devem ficar perto do local onde os alimentos são preparados ou servidos, isso já diminui o risco de contaminação.

2- Dê uma olhadinha nos funcionários que servem ou que recolocam os alimentos nas cubas. Estão de toucas? Máscaras? O uniforme está limpo e bem apresentável? Isso é fundamental. Já o funcionário que lida com o dinheiro no caixa também deve estar distante da comida e jamais deverá ser o mesmo que recebe o dinheiro e serve os clientes.

3- Observe os talheres, e os pegadores para que cada cliente se sirva. Os pegadores devem ser longos, para evitar que uma pessoa não chegue a mão tão próximo ao na hora de se servir, porque nem todo mundo vai tomar o cuidado de lavar as mãos assim como você. Observe também se os talheres estão envolvidos em saquinho plástico, isso ajuda a não pegar poeira, e elimina o risco de contaminação.

4 -  Nos alimentos quentes, observe se há vapor saindo das bandejas. Se não tiver, a temperatura pode estar inadequada. Veja se os balcões dispõem de barreiras (tampa de vidro, por exemplo) que protejam os alimentos de saliva e fios de cabelo.

5 - Observe o momento da reposição do alimento nas cubas. Quando determinado alimento chega ao fim no balcão expositor, os funcionários dos restaurantes devem trocar as bandejas/cubas, e não simplesmente jogar uma nova quantidade de alimento por cima da mesma cuba, pois assim, uma pessoa que vai almoçar no final do expediente provavelmente vai comer parte do que foi colocado na bandeja pelo menos quatro horas antes, tempo suficiente para que ocorra a multiplicação das bactérias.

6- Visitar a cozinha do restaurante é seu direito. A maioria das cozinhas tem um vidro transparente ou uma janelinha para que as pessoas possam ver como está sendo o preparo, mas caso não tenha, peça para visitar o local onde tudo é preparado.

7- Observe a higiene do local ao redor, da mesa, do forro da mesa, do chão, as paredes, observe o saleiro, os temperos que são oferecidos... tudo deve estar muito bem higienizado.

8 - Por fim, evite almoçar tarde, ao fim do expediente no restaurante. A maioria dos alimentos fica muito tempo exposto, e a qualidade e a apresentação pode não ser a mesma do horário em que se começa a servir a refeição.

A responsabilidade do nutricionista, dentro de um restaurante, é sempre oferecer qualidade e segurança alimentar para os clientes, e os clientes tem um papel fundamental ao tomar conhecimento do que pode ser observado na qualidade de um bom restaurante.

Escrito por Nutricionista Daiane Cunha
Adaptado para postagem

Nenhum comentário :

Postar um comentário