adsense

Sal e sódio: é tudo a mesma coisa?

Muita gente confunde ou pensa que SAL e SÓDIO são sinônimos. Mas já adianto: não são.
E foi por isso que a Nutricionista Hevoise Papini resolveu explicar essa diferença. Confira o texto dela:


O que é o sal?
O sal de cozinha tem em sua composição sódio (Na) e Cloro (Cl), o que resulta em Cloreto de sódio (NaCl). É essa combinação de elementos que confere o sabor salgado.
1g de sal (NaCl) tem 400 mg de sódio.

No rótulo dos alimentos é descrito a quantidade de sódio e não de sal. A recomendação de SÓDIO é de 1,6 a 2,4g por dia.

Quando o sódio está sozinho ou combinado com outros elementos, pode não ter gosto de nada ou levemente salgado. É o que acontece com os aditivos alimentares usados na conservação dos alimentos industrializados, onde o sódio é combinado com glutamato ou outros elementos.
Dessa forma, mesmo sem sabor salgado, a quantidade de sódio pode ser muito grande sem que se perceba.
Então:

Uma simples e 'inofensiva' sopinha instantânea contém aproximadamente 680mg de sódio. Isso pode representar a metade de sódio que se deve consumir em 24horas. (Se você não leu, veja aqui o post que falo sobre o macarrão instantâneo)

ATENÇÃO: O sódio NÃO É UM VENENO. É um elemento VITAL. Não existe vida humana sem sódio (até o presente momento). Não existe nenhum alimento que seja ruim. O que existe são pessoas que fazem mau uso dos alimentos.

Leia os rótulos sempre. Se tiver dúvidas, pergunte ao seu nutricionista. Nos dias de hoje, todos devem ter um.


Escrito por: Hevoise Papini (Link Aqui)
Nutricionista Clínica

4 comentários :

nilse terezinha joay disse...

verdade, uso sal light a anos pois tenho problemas renais poucos conhecem ele tem sódio e potássio na formula, muito bom pra hipertensos.

Unknown disse...

..PIOR!!!

Vânia Alves disse...

Tenho problemas renais, e gostaria e saber se posso consumir sódio, pois só tenho um rim, e o outro está com muitos cálculos. Aguardo resposta via email se for possível.
vania.alvez@gmail.com

Vânia Alves disse...

Tenho problemas renais, e gostaria e saber se posso consumir sódio, pois só tenho um rim, e o outro está com muitos cálculos. Aguardo resposta via email se for possível.
vania.alvez@gmail.com

Postar um comentário