adsense

"Projeto Verão 2012"

A primavera já chegou, o tempo vai começando a esquentar e as pessoas que passaram o ano todo descuidadas com o corpo e a alimentação começam a se preocupar!
As academias lotam, cresce a procura por nutricionistas, nutrólogos, endocrinologistas, milagres.... e agora, já quase em Novembro, muita gente se pergunta:


É claro que não devemos nos preocupar com a alimentação, atividades físicas e o nosso corpo, no geral, apenas nessa época, pra fazer bonito nas praias... até porque a saúde e o bem-estar que um estilo de vida saudável proporcionam é muito mais importante do que ficar bem naquela roupa mais curta/justa ou num biquíni.

Mas, já que eu sei que essa é uma época que estimula muita gente a repensar os hábitos (mesmo que não seja pelos melhores motivos), vou dar algumas dicas muito simples pra que todo mundo possa chegar em Dezembro/Janeiro de bem com o espelho! É claro que, como eu já cansei de dizer, milagres não existem e, se você se esqueceu de se cuidar durante todo o ano, não serão esses dois meses que te transformarão completamente. Mas é um começo! Com certeza você vai se sentir melhor e, se não estiver tudo como você gostaria nesse verão, lembre-se que próximos verões virão...

Vamos às dicas?

Muita água!

A hidratação é importante sempre, mas no verão essa importância se multiplica, pois perdemos muita água pelo suor.
Tomar água ajuda a controlar a temperatura do corpo, ajuda a eliminar resíduos metabólicos, melhora a digestão e ajuda a circulação sanguínea, o que pode, inclusive, melhorar o aspecto da celulite!

Beba, em média, 2 litros de água por dia.


As fibras ajudam no controle da saciedade (demoramos mais para sentir fome), ajudam na regulação do trânsito intestinal, sendo uma ótima aliada das pessoas que sofrem com prisão de ventre e atua, ainda, como um fator protetor de doenças cardiovasculares, ajudando a regular os níveis de colesterol, por exemplo.

Encontramos as fibras nas frutas, legumes e verduras, em cereais integrais (pães, arroz, granola, aveia, farelo de trigo, etc), em oleaginosas (nozes, castanhas)...


Mas fique atento: ao aumentar o consumo de fibras é essencial que se faça a ingestão da quantidade correta de água, para que os efeitos sejam benéficos.


O ideal é que não fiquemos mais de 3 horas sem nos alimentar. Quando temos o costume de pular refeições, nosso organismo tende a "estocar" tudo o que é ingerido, pois ele tem "medo" de que falte energia mais tarde, então faz uma reserva. E essa energia estocada, acaba acumulando-se em forma de gordura.
Com certeza você já ouviu alguém falando sobre "acelerar o metabolismo para emagrecer", e é isso que acontece quando você faz 6 refeições por dia. Seu corpo se acostuma à isso e sabe que pode ir gastando a energia que é consumida, e acaba estocando menos. Sem contar que se você fizer pequenas refeições, de 3 em 3 horas, não vai ter aqueeeeela fome na hora do almoço, por exemplo, e não vai comer mais do que precisa.


Os melhores amigos da saúde e da boa forma física são: a boa alimentação e os exercícios físicos.

Se você se exercitar, verá os resultados da reeducação alimentar acontecendo muito mais rápido. Existem diversos estudos que comprovam, também, que exerícios físicos e alimentação adequada previnem diversas doenças e prolongam a vida!

Mas lembre-se: você não deve praticar atividades físicas em jejum. O ideal é que se alimente pelo menos 1 hora antes dos exercícios. Dependendo do seu objetivo com a atividade física (perda de peso, ganho de massa muscular, resistência...) existe uma alimentação adequada para o antes e depois das atividades. 
Procure um nutricionista para te ajudar a planejar a sua alimentação e diga não ao sedentarismo!

 Não existe nada proibido na alimentação! O que deve existir é o bom senso!

Mudar pequenos hábitos pode trazer grandes mudanças, como por exemplo:

- Prefira os alimentos nas versões desnatadas (no caso dos leites e derivados) e integrais (no caso dos outros tipos, como cereais).

- Observe os rótulos dos alimentos, compare as quantidades de calorias, gorduras, carboidratos... E fique atento, pois existe muita enganação em propagandas feitas por aí. Compare os rótulos de diferentes marcas do mesmo tipo de produtos e também das mesmas marcas, quando oferecem versões light, zero, integrais....

- Vai tomar alguma coisa? Prefira um suco natural ao invés do refrigerante. Tá com muita vontade de comer um doce? Coma uma fruta, de vez em quando até vale um pedacinho de chocolate meio amargo (que contém mais cacau), não precisa comer a barra toda. 

Habitue-se com uma alimentação mais saudável... no começo pode parecer difícil, mas eu te garanto que logo você se acostuma e nem vai sentir falta dos velhos hábitos!

Escrito por Laís Simino
Nutricionista

Nenhum comentário :

Postar um comentário