adsense

Frutas Vermelhas

Matéria prima usada na produção de geléias, caldas, sorvetes, sucos e sobremesas, as frutas vermelhas são fontes de vitaminas (A e C), fibras, minerais e açúcares.   

Entre estas frutas estão as amoras, os morangos, as cerejas, as framboesas, os mirtilos, as ameixas, as pitangas, as acerolas, as goiabas vermelhas, os caquis, as melancias e outras frutas que atraem os consumidores não só pelas suas tonalidades marcantes, mas também pelas características silvestres conservadas como texturas, aromas e sabores. 

Os benefícios do consumo das frutas vermelhas são muitos, e entre eles estão: aumento da defesa imunológica do organismo, melhora na capacidade visual, no trânsito intestinal, além da prevenção e retardo de algumas patologias como o câncer de próstata e o de mama, doenças cardiovasculares, prisão de ventre entre outras;  tudo porque as frutas vermelhas contém licopeno, um carotenóide que confere a cor vermelha encontrada nestas e que é um dos maiores antioxidante disponível na natureza.

Aliás, sua presença também ajuda a afastar o envelhecimento precoce, melhorar a textura da pele, por isso o ideal é saboreá-las duas ou mais vezes por dia e, de preferência, in natura e logo após sua colheita.

A maioria das frutas vermelhas pode ser consumida com casca, mas os talos devem ser cortados para eliminar resquícios de agrotóxicos existentes. Antes de serem levadas a boca, elas também precisam ser bem lavadas e colocadas em uma solução com água filtrada e água sanitária (para 1 litro de água filtrada, acrescentar 1 colher de sopa de água sanitária e deixar agir por 20 minutos).

Já para quem deseja degustá-las nas entressafras e não se importa com algumas perdas nutricionais e nas texturas destas delícias, a sugestão é congelá-las. Para tanto, as etapas são: lavar as frutas, enxugá-las e congelá-las dentro de sacos, caixas plásticas ou vidros. Importante retirar, completamente, o ar existente nas embalagens com uma bombinha ou aspirando com um canudo.

A recomendação é que as frutas congeladas sejam consumidas até 90 dias após entrar no congelador para não perder, completamente, suas vitaminas e minerais existentes.

Escrito por Drª Maria Lúcia Cavalcanti
Nutricionista do Salludys Instituto

Nenhum comentário :

Postar um comentário