adsense

Sódio nas bebidas industrializadas

Já falamos bastante sobre o sódio e seu malefícios quando consumido em excesso aqui no blog (confira as postagens aqui, aqui, e aqui), mas hoje vamos falar sobre o sódio contido nas bebidas industrializadas.



Um dos grandes problemas é a crença de que os refrigerantes "zero" são inofensivos. Esses refrigerantes têm altas taxas de sódio e não agrega nada em termos nuticionais.

Os sucos artificiais, com substâncias químicas para imitar sabores naturais, também são prejudiciais.

Aliás, todas essas bebidas industrializadas contém quantidades significativas de conservantes, corantes e etc, mas as quantidades desses aditivos químicos nem são especificadas nos rótulos.

Vale dizer que o teor de sódio contido nas bebidas industrializadas não traz, isoladamente, riscos à saúde, porém, nossa alimentação já tem a tendência de ser excessiva em sódio, então essas quantidades provenientes da alimentação somada ao teor de sódio das bebidas, pode se tornar bastante prejudicial à saúde. 

Por isso, fique atento: refrigerantes (mesmo os "zero"), águas com sabor e sucos industrializados não são inofensivos como parecem. Para quem está sem tempo de preparar um suco de frutas natural, uma polpa de fruta congelada é muito mais saudável do que o suco concentrado, por exemplo.

Fonte: Asbran (Associação Brasileira de Nutrição)

2 comentários :

Rhanier disse...

Qual seria o mais saudável:
Refri zero, suco de lata ou chá de lata?

Anônimo disse...

pois é tenho duvidas sobre o ice tea. Considero mais saudável do que refrigerante. será?

Postar um comentário