adsense

Um papo sobre "calorias"


As calorias, como conhecemos, por definição, se referem a quantidade de calor necessária pra elevar 1ºC (um grau Celsius) a temperatura de 1ml de água. Na prática, as calorias são o valor energético dos alimentos, ou seja, expressam a quantidade de energia que cada alimento fornece quando ingerido por nós.

As calorias vêm dos nutrientes presentes na nossa alimentação. Em linhas gerais, na Nutrição usamos as seguintes regras:


A gordura, o carboidrato e a proteína dão os macronutrientes presentes em nossa dieta. A água e os micronutrientes (vitaminas e minerais) não possuem calorias.

Como vocês podem observar, 1 grama de gordura contém mais que o dobro das calorias dos carboidratos e das proteínas. Porém, não seria certo excluir a gordura da alimentação por esse motivo, já que todos os nutrientes exercem papéis importantes no nosso organismo.


Todos os alimentos contém calorias. Todos! Inclusive os vegetais, que são fonte de vitaminas e minerais (que não têm calorias) porém apresentam outros nutrientes, mesmo que em pequenas quantidades.

E isso não é motivo para se desesperar, já que nós PRECISAMOS das calorias. Precisamos porque elas são o combustível para que nosso corpo funcione.

O grande lance é o seguinte: para mantermos o nosso peso, o balanço energético deve ser nulo, ou seja: a quantidade de calorias que ingerimos deve ser igual a quantidade de calorias que gastamos no nosso dia-a-dia.

Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, ganhamos peso. Quando ingerimos menos calorias do que gastamos, perdemos peso.

A quantidade de calorias ideal a ser ingerida por casa um é individual. Isso vai depender do seu organismo, da sua idade, sexo, seus hábitos diários, se você pratica ou não atividade física, se você tem alguma doença e muitos outros fatores.

E uma coisa que eu gostaria de deixar bem clara é que o mais importante em uma dieta não é a quantidade de calorias que ela possui, e sim a qualidade da fonte dessas calorias!

Não adianta nada eu falar pra você que o ideal é que você consumo 1800 calorias por dia e não te falar qual o melhor meio de atingir essas calorias, ou seja, os melhores alimentos.

Se formos pensar apenas nas calorias, seria a mesma coisa, por exemplo, você fazer uma refeição composta por arroz integral, feijão, uma carne grelhada, legumes e verduras OU comer uma prato de brigadeiro. A quantidade de calorias seria a mesma, mas você acha que os efeitos para o seu corpo seriam iguais? Claro que não!

Por isso eu não sou a favor de dietas que contam pontos, onde você pode escolher se alimentar o dia todo de porcarias que, no final das contas, se estiver dentro do limite de pontos, está tudo ok.

As calorias são importantes de serem observados, principalmente para que você possa fazer escolhas mais adequadas, mas devem ser consideradas dentro de um conjunto, junto com os nutrientes.

O melhor conselho que eu poderia te dar é: deixe que o seu Nutricionista se preocupe com as calorias! Você deve se preocupar em fornecer nutrientes adequados e que farão bem ao seu organismo!

Espero que tenha dado para entender um pouquinho! Qualquer dúvida, podem deixar nos comentários!

5 comentários :

menina flor disse...

Adorei seu cantinho td show ja seguindo
Vou adoorar se retribuir rsrs bjss
http://midianmulata.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Olá, gostaria de pedir que você vote no vídeo: Unimed Qualidade de Vida Idosos, http://www.premiodejornalismo.com.br/2013/novo-reporter/inscricao/154.
É necessário confirmar o voto pelo e-mail.

Gustavo Barbosa disse...

Muito Boa a matéria. Tenho colegas que seguem a dieta baseada na contagem de pontos. Muitos de forma eficiente, se preocupando, além da pontuação, com a qualidade do alimento ingerido, enquanto outros seguem-na tendo por base somente a pontuação, sem controle de qualidade.

vera azvdo disse...

Ótima explicação!! Perfeito! Obrigada!

Anônimo disse...

show de bola gostei muito das dicas e aprendi muitas coisas novas .

Postar um comentário