adsense

Chás com canela


Saiu na semana passada uma matéria no Yahoo com a minha participação, falando dos chás com canela e seus benefícios. Leiam:

Chás com canela: o incrível poder para curar diversos males

Sem dúvida, a canela é uma das especiarias mais conhecidas no mundo. A árvore é nativa do Sri Lanka, onde foi achada há milhares de anos. Utilizada na culinária, é também um ingrediente com propriedades curativas. E quem diria que essa verdadeira farmácia natural poderia ser encontrada na gôndola do supermercado? As versões mais utilizadas são em pau e em pó. E os chás têm sido a forma mais usadas para colher os benefícios desse temperinho.

E não é que eles servem para um monte de coisas? Melhoram a memória, podem ajudar a relaxar, a diminuir o colesterol ruim e até a dar um sumiço na candidíase. Auxiliam na redução da proliferação de células cancerígenas da leucemia e do linfoma e na coagulação sanguínea, além de melhorar o apetite sexual.

Em um estudo na universidade de Copenhague, pacientes que consumiram metade de uma porção de pó da canela combinada com uma colher de sopa de mel a cada manhã antes do café da manhã, sentiam significativo alívio na dor da artrite depois de uma semana. No prazo de um mês, podiam até caminhar sem dor.

Os principais nutrientes presentes na canela são magnésio, ferro, cálcio e fibras. "Estudos mostram que ela possui efeito antimicrobiano, promovido através do seu óleo essencial", explica a nutricionista Laís Simino. A canela também pode ser benéfica no auxílio ao controle dos níveis da glicemia, ou seja, o açúcar no sangue. "Isso acontece pois essa especiaria faz com que o tempo do esvaziamento gástrico seja diminuído", observa a especialista, por isso, é indicada para quem tem diabetes tipo 2.

Além disso, a canela possui ação antioxidante e anti-inflamatória. Alguns estudos recentes estão investigando sua ação termogênica. "Alimentos termogênicos são aqueles que fazem com que a temperatura corporal seja elevada, o que vai fazer com que nosso organismo gaste mais energia para regulá-la", diz Laís, completando que a consequência disso é um metabolismo mais acelerado. "Muitas vezes por conta dessa ação, a queima de gorduras acontece de forma mais rápida e/ou mais eficiente".

Os efeitos da canela podem ser potencializados com o acréscimo de mais algum ingrediente, mas isso depende do que se espera. "Se a intenção é aproveitar os seus efeitos anti-inflamatórios, por exemplo, o ideal seria associar a outros alimentos com essa propriedade, como o gengibre", aconselha a nutricionista.

Mulheres grávidas devem consumir canela com moderação, inclusive em forma de chá. A especiaria tem fama de ser abortiva e de, em alguns casos, trazer má formação ao feto. Portanto, todo cuidado é pouco. Mas, se você não está grávida, a dica também serve! Afinal, exagero não é bom para ninguém!.

Para aproveitar as propriedades da canela e todos os benefícios que ela pode oferecer, Laís Simino sugere cinco tipos de chás. Veja:


Chá de canela (efeito antimicrobiano)
Ingredientes:
4 colheres (chá) de pó de canela ou 2 paus de canela
150 ml de água
Modo de preparo:
Ferva a água e adicione a canela. Deixe ferver por mais alguns minutos, retire as cascas (caso tenha optado pelo pau de canela) e pronto!



Chá gelado de canela e limão (bom para a gripe)
Ingredientes:
4 colheres (chá) de pó de canela ou 2 paus de canela
150 ml de água
Suco de um limão
Modo de preparo:
Faça a receita anterior, deixe esfriar e adicione o suco do limão e pedras de gelo. Adoce a gosto.

Chá termogênico (acelera o metabolismo e auxilia na queima de gorduras)
Ingredientes:
5 paus de canela
2 colheres (sopa) de chá verde em folhas
1 litro de água
Modo de preparo:
Em uma panela, adicione a canela e a água. Desligue e adicione o chá verde. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Este chá deve ser consumido de quatro a cinco vezes ao dia para que o efeito termogênico possa ser observado.

Chá anti-inflamatório (auxilia em todo tipo de doenças inflamatórias, inclusive a celulite)
Ingredientes:
5 paus de canela
2 colheres (sopa) de chá verde em folhas
4 fatias de gengibre
1 litro de água
Modo de preparo:
Em uma panela, adicione a canela, o gengibre e a água. Desligue e adicione o chá verde. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos. Este chá deve ser consumido de duas a três vezes ao dia.

Chá relaxante (alivia dores musculares e auxilia no relaxamento)
Ingredientes:
4 paus de canela
1 colher (sopa) de erva doce
1 litro de água
Modo de preparo:

Em uma panela, adicione a canela, a erva doce a água. Tampe e deixe em infusão por cinco minutos.

5 comentários :

Ellen Aita disse...

Adorei as dicas! teria algum artigo ciêntifico para justificar o uso?? Queria introduzir na dieta de alguns pacientes mas queria estudar mais a fundo.

Parabéns pelo blog! Adoro ele!

Super beijos!

Anônimo disse...

queria saber se o chá perde as propriedades se não consumido na hora, como o suco.

Faço chá de hibiscus, chá verde e canela em pau de noite para consumir gelado no outro dia. Tem problema?

Anônimo disse...

Estou tomando o chá de gengibre com canela há 3 meses e nao tive mais os sintomas da rinite alergica. Antes de ccomeçar a tomar o chá eu tomava antialérgicos todos os dias.
Elisabete

Sam Tuca disse...

amei a dica

Alexandra cordeiro disse...

Ola boa tade, no caso do cha termogenico qualseria as folhas de cha verde.

Postar um comentário