adsense

"Preciso emagrecer, por onde começar?" Post #3 - Rótulos e trocas saudáveis

Dando sequência aos post da série "Preciso emagrecer, por onde começar?", hoje vamos falar sobre escolhas conscientes na hora de se alimentar! Mas se você não leu os outros posts da série, corre e leia o #1 AQUI e o #2 AQUI.

Mas então, vamos direto ao ponto:


Se tem uma coisa que é super importante na hora de comprar alimentos, mas que poucas pessoas fazem, é ANALISAR OS RÓTULOS!

Todos os alimentos industrializados têm no rótulo (ou pelo menos deveriam ter) todas as informações sobre o produto. Vamos pontuar aqui as informações mais importantes para vc ficar de olho na hora de comprar:

1) Data de validade
É o primeiro item que você deve observar ao comprar qualquer produto alimentício: a data de validade indica quando o produto foi feito e até quando ele estará apto para ser consumido (claro que ele só estará apto se estiver também com a embalagem original intacta e nas condições adequadas de acondicionamento).
Espera-se que não existam produtos vencidos nas prateleiras dos supermercados, mas acredite: é muito comum isso acontecer!
Portanto, nunca se esqueça de olhar isso! Além de acontecer de já estar vencido, vc precisa se atentar à data de validade também pra saber quanto tempo você tem para consumir o produto ao chegar em casa.

2) Informação Nutricional
Esse item também é importantíssimo por dois motivos:
1º pra vc saber a quantidade de calorias e de nutrientes do que pretende comprar, pra ver se tem muita gordura, se tem vitaminas e minerais e etc, e
2º para que você possa comparar produtos similares de marcas diferentes.

É claro que não é simples você olhar a informação nutricional e saber se aquele produto é bom ou não pra ser consumido (apesar de a maioria das pessoas ter uma boa idéia sobre isso), mas a informação nutricional é muito útil quando vc tem um produto de diversas marcas diferentes e não sabe qual escolher.

Vamos ver um exemplo prático? Olhe esses dois rótulos:


No exemplo acima, temos a informação nutricional de 2 iogurtes diferentes, porém da mesma marca.
A primeira coisa que você tem que ver é o tamanho da porção que está sendo analisada: nos dois casos, a informação nutricional corresponde a 1 unidade de iogurte, porém uma delas tem 90g e a outra tem 100g. Nesse caso as porções tem praticamente a mesma quantidade, mas é importante conferir pois as vezes vc pode fazer deduções erradas por estar comparando quantidades muito diferentes.

Em relação aos nutrientes, não precisa ser profissional da área pra conseguir fazer algumas deduções, como por exemplo:

- Logo de cara vemos que o iogurte da esquerda tem menos calorias (representado pelo valor energético);
- Vemos, também, que o da esquerda tem menor quantidade de gorduras totais e de gordura saturada;
- O da esquerda também tem menor quantidade de sódio;
- Além disso, o da esquerda ainda tem cálcio, o que não está listado no exemplo da direita (o que não quer dizer que não tenha nenhum cálcio mas, na grande maioria das vezes, quando algum nutriente não consta na lista é pq não tem quantidades significativas).

Fica fácil decidir, né? Os produtos são da mesma marca e do mesmo "tipo" (ambos são iogurtes gregos), mas se vc reservar um pouquinho do seu tempo para comparar um ao outro, vc pode escolher um produto com menos calorias, menos gorduras, menos sódio e ainda com um pouquinho a mais de cálcio.

Isso pode (e deve!) ser feito com tudo o que você for comprar! Pode parecer perda de tempo, mas são detalhes que fazem a diferença (na saúde e na balança)!

3) Ingredientes
Se tem pouca gente que olha as informações nutricionais, a quantidade de pessoas que olha os ingredientes dos produtos alimentícios é menor ainda!

Mas observando os ingredientes, vc pode ver a quantidade de corantes e conservantes que tem no produto (quanto menos, melhor. Aliás, prefira os produtos que NÃO tem corantes e conservantes).

Além disso, existe um caso especial que eu gostaria de ressaltar:

Os ingredientes aparecem listados em ordem da quantidade que está presente no produto, ou seja, o que vem escrito primeiro é o que tem mais, o que vem em segundo tem menos do que o que veio em primeiro e assim por diante.

Uma coisa que acontece muito e que quase ninguém percebe é o seguinte:


Os ingredientes relatados acima se referem a um produto anunciado como integral (pão de forma integral) mas, como podemos ver, o ingrediente mais presente na formulação é a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, ou seja, farinha de trigo branca, comum! A farinha integral deveria ser o primeiro ingrediente em um produto vendido como integral, mas vejam só: só aparece em terceiro lugar, tem menos farinha integral nesse pão do que fermento (que vem em segundo lugar na lista).

Viu como você pode estar sendo "enganado"? Isso é muito comum de acontecer! Você pode estar comendo um pão achando que é integral mas, na verdade, a maior parte da farinha utilizada é a farinha branca comum!

E é por todos esses motivos que a gente fala muito de ESCOLHAS INTELIGENTES e TROCAS SAUDÁVEIS!

Se você se dedicar um pouquinho a olhar o rótulo dos produtos, poderá escolher alimentos mais saudáveis e menos calóricos, o que com certeza vai refletir na perda de peso que você vem lutando tanto pra atingir!

Gostaram das dicas?

Dúvidas e sugestões, deixem nos comentários! E continuem acompanhando o blog que essa série ainda vai continuar! ;)

28 comentários :

Unknown disse...

Ler sempre as informações nutricionais é muito bom, o problema está no tamanho das letras, temos que sair de casa agora com uma lupa pois o óculos não adianta muita coisa.

Very Well! disse...

Ai ... gente ... sério ... estou ficando meio louca, com essa questão de comida ... não sei mais direito o que comer, tudo faz mal, tudo tem um porque ... estou ficando com paranóia.... e está me fazendo mal ... será que eu tenho que fazer alguma consulta ? Estou bem aflita nesse sentido ontem mesmo estava conversando com meu marido, que eu não sei mais o que posso comer ou não.

Anônimo disse...

Simplificando evite alimentos industrializados.

Very Well! disse...

Qual a opinião profissional sobre o shake da Herbalife?

Anônimo disse...

Very Well procure uma NUTRICIONISTA com certeza ela irá te ajudar nesta sua "loucurinha por comida" heheh
sério msm assim vc tem uma alimentação saudável.. beijocas

Anônimo disse...

Acho muito válido fazer comparações dos rótulos, mas no caso do iogurte o rótulo do primeiro está mais completo que do outro. No segundo rótulo ficou faltando a porcentagem do cálcio, não significa que o iogurte não contém cálcio. Assim como no primeiro rótulo tem a quantidade de colesterol e no segundo não tem a informação, mas com certeza tem colesterol no iogurte.

Laís Simino disse...

@Very Well - Não fique tão preocupada! Minha intenção aqui não é de assustar ninguém, muito pelo contrário. Minha intenção é apenas deixá-los mais atentos para que não sejam enganados e saibam o que estão consumindo. Existem alimentos bons aos montes! ;)

Laís Simino disse...

Em relação ao comentário anônimo que destacou que um rótulo está mais completo que o outro, é verdade. Mas, na grande maioria das vezes, quando um nutriente não está listado no rótulo, é pq o produto não contém quantidades significativas dele.
Mas o comentário foi super válido, até arrumei no texto para que não fiquem dúvidas em relação a isso! :) Obrigada!

Viviane disse...

Sempre leio, e faço tudo isso sempre que vou ao mercado, pois estou estudando para ser técnica em nutrição e dietética....cuido muito da minha saúde....obrigada pelas informações...

Questiana disse...

Eu amei esta informação acerca da ordem e quantidades em que os produtos aparecem nos rótulos. Não sabia disso! Obg pela informação, nutri Laís, será de muita valia. O único problema agora é conseguir enxergar as letras minúsculas, como a pessoa do primeiro post bem ressaltou. :O Gostaria de ver um post sobre barras de cereal e shakes de emagrecimento, pois são itens que consumo todos os dias. Gostaria de fazer as melhores escolhas. Obg!

Dany disse...

Muito interessante mesmo, tem que fazer disso um hábito para dar certo. legal!

Anônimo disse...

Parabéns Laís Simino que não retém o conhecimento adquirido e o compartilha de forma simples e esclarecedora ajudando aqueles que precisam perder peso. Sei que muitos se beneficiarão, inclusive eu, das dicas valiosíssimas que são encontradas aqui. Sinto-me privilegiada por fazer parte do grupo. Obrigada e Deus te abençõe!

celicleide Góes disse...

Nossa Parabéns pelo Blog é ótimo, tirou muitas duvidas minha.

laura disse...

Estou gostando das dicas, mas quero começar logo com a dieta. Por onde eu começo?

Anônimo disse...

Olá engordei 28 k na minha gravidez,tinha perdido 8 mais recuperei 5.preciso de ajuda!

Anônimo disse...

Gostei muito

claudia souza disse...

Amei! eu não olhava os rótulos ,agora vou passar a olhar e comparar os valores nutricionais

Gege Faveri disse...

até que enfim alguém explicou de maneira clara como ler esses rotulos cheios de nomes complicados e numeros estranhos...rsss

Anônimo disse...

Ultilidade publica de primeira

Vivian Mara da Silva Freitas disse...

MUITO BOM!

veterinariaeobicho disse...

Minha filha é diabética e fazemos uso da contagem de carboidratos ,fiquei surpreso em saber que um achocolatado diet tem a metade da quantidade de carbo que tem o normal...
só que a porção também é a metade rsrsrsrsrsrs o normal tem 18 gramas em 2 colheres de sopa ,e o diet tem 9 gramas em uma colher de sopa isso não é o máximo brincam com o nosso peso e com a nossa saúde são uns FDP...

O Cantinho Da Sofz - Sofia Santos disse...

ADOREI as dicas!!! Li os post's todinhos e adorei ! Estou seguindo !!! :D
(estou a tentar perder peso tb) :D
Faço exercicio a maior parte dos dias da semana e deixo um dia para comer uma besteira! x)
já sinto meus musculos diferentes e essas dicas sao bem importantes... eu as vezes bem que olho para os rotulos e normalmente mesmo sem sabendo o que significa trago o que tras menos calorias e menos do resto x) agora ja sei melhor .. e essa do pao... me surpreendeu ! hahah
Ingredientes nunca liguei nao ! xD Obrigado por essa ajuda!!
:D

Unknown disse...

Olá! Parabéns, ótimo post. Descobri recentemente que sou diabético e ainda estou meio perdido com relação a alimentação, ainda não pude consultar um nutricionista. Poderia fazer um post com algumas dicas de alimentos? Estou cansado de comer as mesmas coisas. abçs.

TODA BOA disse...

muito interessante.. ajudou muito.. valeu.. bjuuussss

DASLEN PORTO disse...

Fiquei surpresa com a informação do pão "integral", nunca pensei nisso. Dica valiosa! Vou olhar todos agora...

Romana Chemello disse...

Olá!
Essa história de pão integral com farinha branca comum em primeiro lugar na listagem dos ingredientes acontece muito...e já me enganou muito também, mas já faz um tempo que venho observando os rótulos e faz muita diferença sim! Temos como fazer escolhas melhores. Obrigada por compartilhar informações!! Bju.

Aline disse...

Pão integral mesmo só fazendo em casa. A consistência é outra. Até marcas famosas vendem INTEGRAL sem SER integral.

itamara disse...

Shake Herbalife bom d+,uso e recomendo!completissimo em vitaminas e minerais!

Postar um comentário