adsense

1ª semana do Desafio 31 Dias de Saúde

Estamos completando uma semana do "Desafio 31 Dias de Saúde" (não sabe o que é? Leia aqui e participe com a gente, ainda dá tempo!!!).

Vou postar aqui pra vocês então um resumão de tudo que rolou nessa semana:


Dia 1:
Dia de deixar bem claro que o Desafio não tem o objetivo de passar nenhuma dieta pronta pra ninguém, mas sim de estimular hábitos mais saudáveis com dicas diárias que podem ser incorporadas por todo mundo no dia-a-dia.
Estabelecemos também algumas orientações básicas para o mês:

✔ Faça, pelo menos, de 5 a 6 refeições por dia (não passe mais de 3 horas sem se alimentar - a não ser na hr de dormir, né? hahaha);
✔ Hidrate-se muito (vamos falar nos próximos dias sobre a quantidade ideal de água que cada um deve tomar);
✔ Evite alimentos com adição de açúcar e muito ricos em gordura (refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos, bolachas, frituras...);
✔ Consuma diariamente (várias porções): frutas, verduras e legumes;
✔ Saia do sedentarismo, JÁ!
✔ Não arrume desculpas, procure soluções!


Dia 2:
"Um corpo bonito é fruto de um corpo bem nutrido". Dia de refletir sobre a saúde e em como a nossa aparência física é reflexo do nosso interior. Um pedacinho do texto postado nesse dia:

A maioria das pessoas têm algumas coisinhas que quer melhorar ou mudar no corpo (eu, inclusive)! Perder peso, ganhar massa muscular, melhorar o aspecto da pele, sumir com a maldita celulite... E todo mundo sabe que a alimentação adequada é ajuda MUITO em todos esses processos.

Porém, o que ninguém pensa, é nos motivos pelos quais a alimentação ajuda tanto na estética, e é nisso que eu quero que vcs se liguem. Se você passa a se alimentar melhor e seu corpo muda, sua pele melhora e sua celulite diminui, é porque o seu corpo NÃO ESTAVA EM EQUILÍBRIO!

E por mais que não tenha problema nenhum em tomar atitudes pensando na estética, pq a gente não começa pensando diferente? Se você se alimentar pra nutrir o seu corpo da forma adequada pra conquistar a saúde ideal de todos os seus órgãos, fatalmente a estética vai te responder de forma favorável.


Então vamos nos preocupar PRIMEIRO com a saúde. Não quero ouvir ninguém falando que tá se alimentando bem ou se exercitando só ficar em forma pro verão. Se alimente bem e se exercite pra nutrir seu corpo e ter saúde, que a beleza e a melhora estética vem de dentro pra fora.

Dia 3:
Dia de falar sobre HIDRATAÇÃO! Vocês sabiam que dores de cabeça, cansaço excessivo, problemas intestinais, pressão alta e peles sem vida podem ser, puramente, um problema de desidratação? E que você você sente SEDE é sinal que já está desidratado?
Você sabia que os tão falados "2 litros de água por dia" não são a recomendação ideal pra maioria das pessoas?
O assunto é tão importante, que fiz um post aqui no blog pra falar exclusivamente disso. Clique AQUI pra ler.

Dia 4:
O post de sábado foi pra alertar sobre a importância de manter uma alimentação equilibrada no final de semana. Não adianta nada se esforçar com a alimentação e atividade física durante a semana e comer só besteiras o final de semana todo, né?
Então a dica principal foi: Se alimente bem todos os dias, pratique atividade física regularmente e, dessa forma, vc poderá, vez ou outra, comer uma pizza, um lanche, uma sobremesa ou qualquer outro alimentos que não é saudável mas que todo mundo gosta. Mas não vai se entupir de porcaria desde sexta a noite até domingo antes de dormir, certo? 

Dia 5:
A dica foi: Mastigue bem e coma devagar! Essa recomendação é muito importante, primeiro porque a digestão de alguns tipos de alimentos já começa na boca e, mesmo aqueles que não começam esse processo na boca, precisam ser quebrados em partículas pequenas pra facilitar todo o processo de digestão e absorção dos alimentos.
Além disso, uma mastigação eficiente e o fato de se alimentar devagar podem também ajudar àquelas pessoas que precisam perder uns quilinhos.
Tem post falando sobre isso aqui no blog também, leia AQUI

Dia 6:
Essa foi pras pessoas que se pesam todos os dias, que ficam loucas quando a balança varia alguns gramas ou quando tá fazendo direitinho a reeducação alimentar e fica frustrado pq a balança não diminui: DESAPEGUE-SE DA BALANÇA! Ela não te fala sempre a verdade!!! Também falamos já sobre isso aqui no blog em um post super completo, que você pode ler AQUI.

Dia 7:
E pra fechar a primeira semana do nosso desafio, a sugestão foi sobre incluir alimentos funcionais na alimentação do dia-a-dia. Alimentos funcionais são aqueles que, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais), possuem propriedades que trazem outros benefícios além de nutrir o corpo. Bom demais, né?
E, claro, tem post completo sobre eles NESSE link.

Eaí, conseguiram aproveitar algumas dicas?
Espero que sim e que continuem firmes e fortes no #Desafio31DiasdeSaúde.

E como prometido, aqui vão algumas fotos de seguidores que me enviaram pelo facebook (/nutrilais), me marcaram no Instagram (@nutricionistalais) ou usaram as hashtags do desafio (#desafio31diasdesaúde, #outubrosaudável e #nutricionistalais):


Então é isso!
Continuem acompanhando as dicas e mandando as fotos de vocês!
Sigam lá nas redes sociais pra não perder nada:


Beijos! ;)

2 comentários :

Andréa Lauterjung disse...

Vamos que vamos!!!

Andrea Lima disse...

Olá, gostaria de fazer esse desafio no mês de janeiro.
Existem outras orientações além do escrito aqui, ou posso acompanhar por aqui??
Obrigada!

Postar um comentário